sexta-feira, 24 de outubro de 2008

nossos dias

Vendo, revendo imagens de tortura (depois de ler a matéria de capa da Caros Amigos número 138) pra escrever um texto qualquer, deparei-me com uma em particular, que me tirou da fria indiferença à qual nos acostumamos por achar a vida já tão banal, difícil na essência. Eram três soldados norte-americanos que seguravam uma adolescente (não passava de 12 anos) e a estupravam.

Não venho falar sobre o que a foto representa porque está bem claro qual o papel deles nos países que invadem e tenho plena consciência de que violências desse tipo são comuns. Com toda certeza sei disso.

Mas falar sobre o que sentí é diferente, assustador. Tremí, um pânico cresceu em mim e de repente vontade, necessidade de chorar por tudo! Eu me sentí o estuprado da história, o mundo todo estuprado por um presidente americano débil mental que acha ser seu quintal qualquer país ao alcance do império.

E aquela menina alí, olhando pra a câmera, contra o riso dos soldados ela olhava para mim e para todos nós num grito mudo de "socorro".

Nenhum comentário: