sexta-feira, 19 de setembro de 2008

"Evo Morales é um Hitler", diz deputado

Foi isso o que ouví sair da boca do deputado estadual Ferreira Aragão (PDT, Ceará). Impressionante a falta de respeito do parlamentar. Bom aqui em baixo vai o e-mail que mandei para ele.

"Venho me remoendo com o discurso preconceituoso e altamente elitista que vossa excelência fez na Assembléia Legislativa na terça-feira, se não me engano. Chamar Evo Morales de "Hitler" é no mínimo fechar os olhos para a história de um povo que sempre sofreu na mão de colonizadores brancos (os superiores, não é assim que nos ensinam?); os índios foram dizimados, todas as riquezas do país foram levadas embora e o que ficou foi a miséria, gente passando fome e vendo o país afundar-se cada vez mais porque quem estava no poder era um deles, que concordava com os massacres.
Mas agora pela primeira vez um índio conseguiu ser eleito, e com amplo apoio de votos (53%) porque o povo acreditou e ainda acredita nele.
O que está acontecendo na Bolívia não é resultado de um suposto "fracasso político" de Evo. Não é. Os poderosos viram que Evo não afundaria a economia do país porque é competente, demostrou que um índio pode muito bem ser capaz de governar um país. E as revoltas mostram o desrespeito que essas pessoas têm pela democracia porque Evo ganhou de lavada o plebiscito que fizeram tentando derrubá-lo, ganhou com 63% dos votos.
Então antes de chamá-lo de "Hitler", de dizer que a sua política é "ultrapassada" e que ele é o culpado, estude para ter argumentos e não apenas assista ao Jornal Nacional porque é essa a visão conservadora que tanto nos sufoca.
Mais respeito a quem luta deveras pelo seu povo.

Atenciosamente".

Nenhum comentário: